A partir dos 8 anos de idade, o gato é considerado "maduro", e a partir dos 10 a 12 anos ele é idoso!
2-Como dar qualidade de vida ao gato idoso?
Após os 8 anos de idade, o gato deve passar por consultas anuais, onde o médico veterinário examinará o gato e selecionará um check- up de exames laboratóriais para verificar o estado de saúde desse idoso. A partir dessa idade, ele passará todo ano por um série de exames. O mais importante é descobrir doenças precocemente, pois o gato não demonstra que está doente de forma tão evidente quanto os cães. E muitas vezes, os donos só percebem quando a doença já está avançada, por isso a prevenção é a palavra-chave para qualidade de vida.
Além de uma nutrição de boa qualidade, os gatos idosos devem ter brinquedos e serem estimulados a brincarem. Não é porque ele ficou "velhinho" que ele só vai dormir e comer... o gato possui instinto caçador e isso permanece durante toda a vida. Essa atividade com brincadeiras também diminui o estresse e ajuda a manter a massa muscular.
3-Quais as alterações físicas e comportamentais que ocorrem nessa fase da vida dos gatos?
Quando os gatos envelhecem, perdem massa muscular, a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes diminuem, ocorre diminuição da função renal, eles bebem menor quantidade de água e tendem a desidratar.
Os gatos podem miar mais, começar a urinar fora da caixa sanitária, por ter dor articular nos joelhos e não conseguirem entrar na caixinha de areia, passar a dormir o dia todo em locais mais escondidos, conviver menos com as pessoas da casa, mudar os hábitos que ele sempre teve, como por exemplo, deixar de ir até a porta para receber o dono ao chegar em casa.
O mais importante é o dono perceber que o hábito ou comportamento do gato mudou e procurar o mais precoce possível por ajuda veterinária especializada para descobrir o que está acontecendo, mesmo que o gato esteja aparentemente bem.
4-A alimentação dos gatos mudam nessa fase de suas vidas?
Sim. A alimentação deve ser adequada de acordo com o estilo de vida do gato. Nem sempre a ração comercial para gato idoso será a melhor para aquele animal; o nível de atividade e as doenças presentes influenciam na escolha do alimento, que deverá ser analisado individualmente para este felino idoso.
Como a digestão e absorção de alimentos é reduzida com o envelhecimento, o gato deve receber uma ração que tenha digestão facilitada e proteínas de boa qualidade. E se houver algum problema de saúde, o veterinário indicará uma alimentação direcionada para evitar o agravamento da doença.
A alimentação também pode ser influenciada pela doença dental. Por isso, uma avaliação dos dentes deste gato idoso será de extrema importância, pois se houver dor, ele pode deixar de se alimentar.
5-Quais as doenças que atingem os gatos na velhice?
As doenças mais comuns que afetam os gatos idosos são a insuficiencia renal, hipertireoidismo, osteoartrite, doenças dentais, disfunção cognitiva, neoplasias, hipertensão, diabetes, doença cardíaca e doença intestinal inflamatória.
6-Tratamentos alternativos são recomendados para gatos idosos?
Os tratamentos alternativos podem ser utilizados para beneficiar o funcionamento dos órgãos desgastados pelo envelhecimento e minimizar os sintomas de algumas doenças. Os mais conhecidos são acupuntura, laserterapia, homeopatia, fitoterapia e a nutracêutica.
Estela Pazos
CRMV-SP 17880
Médica Veterinária Pós-Graduada em Medicina Felina
Membro da ABFel - Academia Brasileira de Clínicos de Felinos
=^..^=
Mina gata de 14 anos sempre gostou de subir e descer do sofá, da nossa cama...e ontem tentou subir e não conseguiu. Paree que está com uma fraqueza nas perninhas traseiras. Levei ao médico ele fe um raio-x e disse qu o raio-x não acusa nada. O que pode ser?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirda gracas a deus q sua gata ja tem 14. meu gato morreu com 10 e nunca teve nada. foi de repente.
Excluirpode ser fraqueza muscular. isso n aparece no raio x
ExcluirFaz ultrasonografia e exame de sangue... doença renal causa fraquesa muscular tb
Excluirnessa idade é comum a calcificação nas patas traseiras. Minha Morgana faz acupuntura e também comprei aquelas escadinhas de tecido (vende em petshop) e pus ao lado da cama e do sofá assim ela sobe sem se sobrecarregar e ficou muito feliz
ExcluirBoa noite. Necessito de consulta urgente para meu gato Pako.
ResponderExcluirMandei um e-mail em sua caixa do gmail, mas não consigo contato pelos telefones do site Gato Verde. Meu nome é Tatiana. Obrigada.